segunda-feira, 2 de abril de 2018

Falando sobre a morte física e espiritual

        Numa conversa entre amigos, surge a seguinte pergunta:
        -Quando o coração para de funcionar o espírito é expulso do corpo? Ou o espírito sai e o coração para de bater?
        -Que pergunta interessante João. Segundo a medicina a morte existe quando o coração para de trabalhar, pois é o órgão que bombeia todo o sangue, essa é a morte física; a morte espiritual ocorre quando se completa o desligamento, são micro filamentos ou finos fios que ligam nosso corpo físico ao nosso corpo espiritual, isso pode ocorrer em dias, meses e até anos. Na maioria dos casos, ocorre lentamente sem que ninguém perceba.
        -Quer dizer que podemos estar morrendo espiritualmente neste momento?
        -Sim João, esse acontecimento não é perceptível pela grande maioria das pessoas.
        -Então, essa história que a pessoa morreu repentinamente não existe.
        -Na realidade não, tudo tem um tempo pré-programado para acontecer. Segundo os espíritos, o espírito da pessoa que morreu fica perto do corpo até que se dissolva todos os elos que os prendem, ou seja, impressões da existência, sentimentos, emoções..
        -Parece que não é nada fácil morrer, estou certo disso Fatima?
        -De certa forma sim, mas nascer também não é fácil, estamos em um dilema constantemente. Se estamos aqui queremos ir pro lado de lá, quando estamos lá queremos voltar logo pra poder quitar nossas dívidas. Que doideira não é?
        -Parece que quanto mais estudamos, menos sabemos. Sócrates é que sabia das coisas.
        Todos paramos pra refletir a respeito.
        -Eu estava pensando a respeito dessas pessoas que passam anos em coma ou doentes, em grande sofrimento, será que isso ajuda o espírito a se desligar mais calmamente?
        -Creio que sim Marcos, pois a doença na maioria das vezes é um grande remédio pra concluirmos nossas pendências aqui na terra. Tanto o espírito que sofre como a família estão eliminando de suas vidas algo cármico, já ouvi de alguns espíritos que a doença é um tipo de limpeza ou embelezamento espiritual.
        -Não entendi Fatima?
        -Ao se passar anos sofrendo, tendemos a sermos mais leves e humildes com nossas dificuldades, deixamos de nos importar com coisas supérfluas e aprendemos a dar valor ao que realmente é importante, ou seja, ao amor e a amizade.
        -Que lindo isso. Mas não deve ser fácil.
        -Certamente Maria. Aprender nunca é fácil, principalmente porque achamos que sabemos de tudo, nosso egoísmo é que nos derruba diariamente.
        Todos concordaram... João resolve falar:
        -Creio que chegará um dia em que poderemos controlar nossas emoções mais tranquilamente, mas pelo que parece ainda leva tempo. Tenho observado que as pessoas não pensam antes de falar, tendem a reagir sem se importar se irão magoar seu semelhante ou não.
        -Concordo contigo João, autoconhecimento é a chave para evoluirmos e sermos pessoas mais leves e coerentes.
        E a conversa continuou...
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário