segunda-feira, 29 de maio de 2017

Desabafo de um ex padre

        Em minha última vida fui padre, vivi décadas dentro da igreja pregando o que tinha aprendido. Fiz muita coisa boa mas também errei muitas vezes, conheci pessoas importantes, mas meus amigos verdadeiros eram pessoas comuns, assim como eu.
         Vi a opressão estatal e religiosa esmagar pessoas nas áreas capitalistas e socialistas, tirando a vontade de viver de milhares de pessoas, seja por egoismo, por maldade ou simplesmente por capricho. O homem parece gostar de ferir seus iguais.
         A deformação da criatura humana pelas exigências antinaturais das religiões nos dá a chave do processo cíclico da morte das civilizações. Isso não quer dizer que tenhamos que aceitar todo tipo de erro e perigo das repressões extremas em nome da moral, mas sim, termos um olhar mais atento e racional para com as religiões que tentam reprimir ou manipular seus fiéis.
         Acusa-se o cristianismo de ser o responsável pela universalidade da hipocrisia, mas os próprios evangelhos atestam o atitude racional do Cristo, ele sempre agiu pela razão e tentou mostrar isso de diversas formas.
         Desde a morte de meu corpo físico tenho estudado e pesquisado muito, para os que acreditam que morrer é o fim, lhes digo que é exatamente o contrário, estou muito mais vivo agora do quando tinha um corpo de carne e ossos.
         As religiões conservadoras e manipuladoras estão morrendo, este é o fato marcante do nosso tempo, muitas seitas tem se criado a partir da divisão de igrejas, terreiros de umbanda e candomblé e centros espiritas ou espiritualistas.
         Na minha opinião, isso é ótimo, pois precisamos conhecer outras estradas que levam a paz espiritual. Conheci aqui do outro lado da vida a doutrina espírita, que prega uma fé raciocinada e sempre questionada, queria te-la conhecida enquanto estava vivendo num corpo, mas já estou me programando para que em minha próxima vida possa nascer num lar espírita ou espiritualista, cansei de regras moldadas e pensamentos inseridos por religiosos inescrupulosos.
         Pedi permissão para essa minha nova amiga, para que pudesse escrever a respeito do que tenho vivenciado, o mundo não é cor de rosa, mas também não escuro e assustador, cabe a você fazer a diferença.
          Ter religião ou religiosidade não quer dizer que você saiba tudo, mas simplesmente que tem fé, mas se ela for raciocinada será melhor ainda.
          Faça como eu, abra sua mente para novos conhecimentos e procure a paz interior que tanto bem nos faz.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário