quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Falsos espiritualistas

          Tenho observado que muitas pessoas consideram-se espiritualizadas, mesmo sem nunca ter estudado, praticado o autoconhecimento ou auto amor. Não são adeptas de nenhuma religião ou seita, sua definição de Deus é inexistente, algumas até se dizem ateias, sua espiritualidade a grosso modo veio de algum curso de fim de semana, algum livro lido; são os famosos espiritualistas de shopping como são chamados no mundo espiritual.
          São pessoas que consomem alguma droga ou participam de um ritual ayahuasca, foram para o Egito ou Machu Picchu pra se espiritualizar, conheceram um pouco de astrologia e viraram vegetarianos, pois segundo livros espiritualistas essas mudanças já te fazem ser elevado. Isso quando não criam algum instituto ou nova seita pra arrebanhar súditos. Será que isso é a verdadeira espiritualização?
          Essas pessoas se consideram superiores e se acham acima da grande maioria de nós humanos, fazem uma mescla de alguns conceitos orientais e alguns ensinamentos de profetas e gurus, compilam algumas mensagens de filosofia prática e de auto ajuda; em meio a essa miscelânea de idéias, formam sua própria espiritualidade e dizem que tudo é energia.
           Seria esse o fenômeno da ressaca eminente da filosofia e religião que nos últimos anos tem nos assombrado? Será o fim das pesquisas e estudos em prol de um conhecimento mais amplo e racional?
           Eu não saberia dizer, e posso falar em nome dos espíritos com quem trabalho, eles também nunca viram tantos gurus, mestres, pastores, padres ou palestrantes sem conteúdo ou conhecimento. Sem querer ser chata com a semântica ou etimologia que nos propõe dissecar o sentido real da palavra espiritualidade, para somente depois tecermos criticas sobre nossa atual concepção.     
           Segundo meus amigos espíritos, nesse inicio de século, o significado de espiritualidade nunca foi tão deturpado em relação a qualquer outra época. Do mesmo jeito que deixamos a moral de lado, estamos pulverizando e mercantilizando a espiritualidade. Até quando ficaremos calados ou submissos a estes acontecimentos?
          Se eu tivesse que escolher hoje em dia entre um amigo que se diz espiritualizado e um com problemas, desorientado ou perturbado, eu ficaria com o segundo, pois sem estudo e prática no bem ninguém é verdadeiramente espiritualizado.
         Cuidado com certas pessoas que costumam espalhar aos quatro ventos que são espiritualizados,despertos, super conscientes de sua missão ou elevados energeticamente, quando na realidade são presunçosos, vaidosos e nada modestos, devemos temê-los, pois aquele que procura ser melhor não tem tempo pra se vangloriar.
         Quais foram as pessoas que Jesus cuidou? Foram os que faziam tudo certo ou os problemáticos, desorientados ou perturbados?
         Falsos profetas sempre andaram e continuam a andar entre nós, somente o estudo continuo, unido a disciplina e perseverança nos fará ver o certo em meio a tanta coisa duvidosa. Abram sua mente, coração e alma para o aprendizado e melhora de sentimentos, emoções e ações.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário