segunda-feira, 30 de julho de 2018

A melhora vem de dentro pra fora e não o contrário

        Conheço muitas pessoas, viajo palestrando e dando cursos, como terapeuta também tenho tratado de muitos sintomas e doenças, mas o que mais me chama atenção e faz com que eu procure estudar sempre mais são as emoções humanas. Somos vulneráveis a todo tipo de emoção e sentimentos, seja por nossa falta de conhecimento ou pelo nosso ego em tentar dominar algo que não é assim tão fácil.
        Psicólogos, terapeutas, médicos e curandeiros, são sempre chamados a ajudar, mas será que realmente sabemos o que fazer em cada situação? 
        Vivemos um momento de globalização e dissimulação, nas redes sociais todos são sorridentes e felizes, mas na vida real não é bem assim. Sofremos, amamos, choramos e nos afastamos do mundo quando as coisas não acontecem conforme nossa programação de vida. Isso sem falar nos falsos amigos, nos inimigos e da sabotagem que nós mesmos muitas vezes agregamos ao nosso dia a dia.
         É tanta mentira e dissimulação acontecendo ao nosso redor que muitas vezes caímos em labirintos de inseguranças e paranoias. Procuramos a cura milagrosa que vem através de pessoas de má índole e sem conhecimento para nos ajudar. Todo cuidado é pouco na hora de procurar por ajuda externa, questione, pesquise e não acredite em mudanças ou curas rápidas e sem sofrimento.
         Nosso burilamento é diário e leva a vida toda. Ninguém tem uma fórmula secreta que pode mudar tudo do dia pra noite, o que existem são falsos profetas, Jesus já falou sobre isso a muito tempo atrás.
         Psicólogos da Universidade de Michigan tem pesquisado certos comportamentos, descobriram que algumas pessoas fazem questão de saber tudo, mesmo quando não sabem, fingem que possuem este conhecimento, é a síndrome do sabe tudo. Observo que isso tem ocorrido muito, tenho visto pessoas que se dizem autodidatas cometendo erros de principiante, será o ego ou querem ser superiores?
          Quanto menos estudamos, menos conhecimento possuímos e mais nos apegamos a crenças limitantes e dominadoras. Em momentos onde vejo pessoas tentando ser o que não são, uma frase me vem a mente '' conhecereis a verdade e ela vos libertará''.
           Outra frase que me recordo é do filósofo britânico Betrand Russel '' o maior problema do mundo é porque os ignorantes e fanáticos estão muito seguros de si mesmos e as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas.'' Até quando aceitaremos que nos dominem pela forma de pensar, agir e sentir?
           A melhor forma de sair desse ciclo vicioso de domínio é o estudo, quanto mais se aprende menos somos manipulados. O eu maduro quando está errado, reconhece e muda.  Até certo ponto, todos tendemos a fugir dos argumentos que refutam nossas crenças, porque nosso cérebro odeia a dissonância  cognitiva. Não há dúvida que validar nossas crenças é bom, ao passo que vê-las desafiadas gera desconforto, especialmente quando de trata de crenças importantes ou profundamente arraigadas, mas mudar é sempre bom.
           A pessoa instruída e inteligente permanece aberta a novas oportunidades, reconhece seus erros, pois sabe que para progredir é preciso deixar certas certezas para descobrir outras novas. Pessoas inteligentes baseiam suas vidas na auto estima, auto amor e autoconhecimento sempre tentando se melhorar e evoluir.
           A solução para uma vida melhor é quebrar padrões viciosos, sentimentos doentios e se abrir para um mundo novo de conhecimentos e aprendizados. Você está disposto a mudar e ser feliz? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário